Última sessão ordinária de 2023 na Câmara Municipal de Ibema

A última sessão ordinária de 2023 aconteceu dia 18 de dezembro na Câmara Municipal de Ibema com a participação dos Vereadores junto ao Presidente do Legislativo Vereador Dilso Padilha e também como convidado especial a mesa o Páraco da Comunidade Padre Diony Alexandre.

Iniciando o Grande Expediente, foi realizada a leitura de indicações e requerimentos elaborados por Vereadores. Passando então a Ordem do Dia com a Indicação nº 149/2023 de Autoria do Paulo Passos, a qual foi defendida, discutida e aprovada por unanimidade. Requerimentos nº(s) 138, 139, 140 e 141/2023 de autoria do Vereador Jeferson Ferreira, os quais foram defendidos, discutidos e aprovados por unanimidade.

Então o presidente passa as considerações finais, onde foi realizada a leitura da Moção de Apoio, que trata sobre o “Projeto de Lei Estadual 931/2023, de autoria do Deputado Estadual Sd. Adriano José em relação ao controle populacional de manejo da espécie da fauna exótica, ao território Nacional, declarada nocivas ao meio ambiente e a saúde pública, também a agricultura no Estado do Paraná”. Em resumo tal moção se mostra favorável ao controle da espécie Javali que apesar de sua suma importância a natureza causa danos a agricultura de forma considerável e preocupante, portanto a necessidade de controle e manejo. A moção de autoria do Vereador Altevir Lorençatto, com participação e apoio de todos os Nobres que assinaram juntos.

Em seguida, Moção de Repúdio “a respeito de qualquer medida que autorize judicialmente a prática de um aborto, tendo como justificativa apoio a proteção a vida e a não concordância com o pedido constante na arguição de descumprimento de preceito fundamental”. Em resumo a moção se posiciona contra ao PL 442 em trâmite perante ao STF que tem por objetivo a descriminalização da prática do aborto até 12 semanas independente da circunstância. Também de autoria do Vereador Altevir Lorençatto com apoio de todos os Nobres, justificou o autor que é inadimissível qualquer medida que autorize um crime, já que ao realizar o aborto.

Por fim o Presidente Dilso Padilha disse que está orgulhoso da equipe que trabalha junto no dia a dia. Falou que no seu primeiro ano de gestão tivemos um total de 59 sessões, foram tramitados 31 projetos de leis do executivo e 23 projetos de lei do legislativo, 149 indicações e 141 requerimentos.  Foram investidos na infraestrutura da Câmara um total de R$ 200.467,00. Também falou sobre o portal de transparência onde a nossa câmara saiu da posição de 379 com nota 50 para a posição 85 com nota 90.14 no ano de 2023. Comunicou que irá devolver aproximadamente um valor de R$ 200.000,00 para o Executivo. Agradeceu aos vereadores, a equipe de trabalho, a família, a Deus e desejou um feliz natal e um prospero ano novo a todos.

Então encerrada sessão deu inicio ao recesso Legislativo.

Boas festas a todos.