Sessão ordinária na última segunda, dia 11

Sessão ordinária, realizada na Câmara Municipal de Ibema reúne vereadores e autoridades. Estiveram presentes vereadores, com exceção dos vereadores José Bonfim e Junior Padilha, para trabalhos da semana, contaram com a companhia do Senhor Prefeito Adelar Antônio Arrosi e também alguns munícipes.

Após leitura da ATA da Sessão anterior e também da pauta do dia, o Presidente convida o Prefeito Municipal Adelar Arrosi, para fazer parte da mesa e da então início a palavra livre. O Senhor Vereador Joel Andrade cumprimentou os nobres colegas edis, estendeu ao Prefeito e demais presentes seus cumprimentos e falou “nessa tarde fui constrangido pela assessoria jurídica” que segundo ele não teve respaldo necessário “achei que teríamos uma vereadora nova na casa, da maneira em que ela agiu” e que foi buscar assessoria jurídica em Curitiba como uma segunda opinião, e comentou que segundo esta assessoria é legal, ou seja, segundo ele, a Lei os ampara a colocar em pauta novamente o projeto para fazer emenda a Lei Orgânica Municipal e fazer com que uma Logomarca seja símbolo junto ao brasão do município.

Também na palavra livre o Vereador João Paulo Napoli comentou sobre sua ida a Palmital onde seu pai será homenageado e será dado seu nome a um Parque Ambiental. Com a palavra, o Senhor Prefeito comentou sobre o Parque Ambiental, que já foram gastos 400 mil reais na primeira etapa e ainda serão investidos aproximadamente um milhão de reais na segunda etapa, e que também será necessário contratar um geólogo para avaliar o Projeto do Lago. Verificar se existe possibilidade de encher e se será viável terminar a obra. Para encerrar a palavra livre os demais vereadores cumprimentaram-se entre si e também a todos os presentes.

Na ordem do dia Indicação nº 054/2017 de Autoria do Vereador Antoninho de Lara o qual foi a tribuna e a defendeu, na sequencia foi discutida e aprovada. O Vereador João Paulo Napoli comentou sobre a importância da Indicação. Seguindo na ordem do dia Projeto de lei Nº 034/2017 que trata do PPA o qual foi lido, discutido e aprovado em terceira votação e o Projeto de Lei de Nº 035/2017 que trata da LDO o qual foi lido, discutido e aprovado em terceira votação com cinco votos a favor e um voto contra do Vereador Saulo Filippini que durante a discussão pediu para constar em ATA que não é contra o projeto na íntegra, mas sim sobre o valor de 200 mil reais para aquisição de veiculo para o gabinete do prefeito.

Continuando a Ordem do Dia Projetos de Lei nºs 040, 041, 042, 043 e 044 que falam sobre ceder em regime de comodato maquinário e utensílios agrícolas a comunidades rurais do município os quais foram lidos, discutidos e aprovados em segunda votação, na discussão o Vereador João Paulo Napoli comentou sobre o projeto em questão. O Projeto de Lei nº 045/2017 que trata da obrigatoriedade de identificação numérica em todos os veículos oficiais do poder executivo municipal o qual foi lido, discutido e aprovado em segunda votação. Projeto de Lei nº 046/2017 que trata de abertura de crédito adicional, o qual foi lido, discutido e aprovado em primeira votação. O Projeto de Lei nº 047/2017 que autoriza o poder executivo municipal a contratar operações de crédito com a Agência de Fomento do Paraná S.A., o qual foi lido, discutido e aprovado em primeira votação. O Projeto de Lei nº 048/2017 que tem por sumula “Altera dispositivo da Lei Municipal nº 112/2014 e dá outras providências”, o qual foi lido, discutido e aprovado em primeira votação, por quatro votos a favor dos Vereadores Joel Andrade, Antonio de Souza, Antoninho Lara e João Paulo Napoli Ziegeman, um voto contra do Vereador Saulo Filippini e uma Abstenção do Vereador Valdinei Pain. Durante discussão o Vereador Saulo Filippini comentou “Segundo meu entendimento, esse projeto nada mais é do que tirar autonomia dos professores, deixando assim a opção de escolher apenas o estabelecimento, e por esse motivo é contra o projeto”, e os Vereadores João Paulo Napoli e Antonio de Souza falaram que o projeto visa aumentar a autonomia dos diretores dos colégios, e o Vereador Antonio de Souza ainda ressaltou que o diretor como gestor e gerente da Escola vai saber onde cada professor tem capacidade de atuar.

Por fim, Projeto de Lei Complementar nº 002/2017 que tem como sumula “Altera a Lei 032/1990 – Código Tributário Municipal e dá providências” o qual foi lido, discutido, e durante a discussão o Vereador Joel Andrade pede ao Prefeito se quer falar algo sobre. Prefeito por sua vez, falou que “é uma suplementação orçamentária, apenas isso, para suplementar verba. Altera o código tributário, dentro destes itens que estabelece ali”, em votação é aprovado por unanimidade.

Sem mais assuntos a tratar o Presidente do Legislativo, encerra a Sessão.