Sessões Ordinária e Extraordinária que aconteceram dia 21

Nesta segunda, aconteceram Sessão ordinária e Sessão Extraordinária no Legislativo e estiveram presentes os Vereadores, assessores e visitantes no plenário da Casa de Leis em Ibema. Com leitura da ATA, seguiu leitura da pauta do dia no pequeno expediente, e então Palavra livre.

Durante a Palavra Livre o Vereador Paulo P. Passos comentou sobre verba que poderá ser enviada ao município com a finalidade de implementação de novos parques infantis nos CMEIS do Município, no valor de cento e cinquenta mil reais, pelo intermédio do Deputado Adelino. Por sua vez o Vereador Jeferson Ferreira comentou sobre a Dengue no município, e que existem vários focos do mosquito transmissor, então falou sobre a fiscalização por parte do município nos lotes, que as agentes de saúde pedem que os munícipes levem os entulhos para a frente, para que possam ser recolhidos, mas a empresa responsável por tal não recolhe, e que os mosquitos se reproduzem igual, comentando também sobre pneus já sem uso, que estavam cobertos no Pátio de Maquinas e foram recolhidos e alocados em local inapropriado, ao lado do barracão de recicláveis, no tempo, e que já tem larvas do mosquito nos mesmos, pedindo providencias ao Executivo, e por fim falou sobre a falta de cadeiras de roda no município, que a uma grande demanda, e as disponíveis estão em péssimas condições, pedindo ao Executivo que providencie mais cadeiras e realize manutenção nas que tem, citando o reajuste dos salários dos secretários, que com este valor poderiam ser compradas mais cadeiras de roda.

Então por sua vez o Vereador Dilso R. Padilha comentou sobre os parques infantis das Escolas e CMEIS do município, falando que já não podem ser utilizados, e que é muito difícil para os professores esta situação, que as crianças tem energia e precisam sair de sala para fazer outras atividades, e sem o parque é complicado e então fez indicações verbais, onde na primeira pede implementação de parque infantil adaptado na APAE, para que os alunos com dificuldades possam utilizar o mesmo, e a segunda pede ao Executivo que disponibilize uma Van em Cascavel para fazer o transporte dos munícipes que utilizam o ônibus da saúde, agilizando o transporte dos mesmos, além de economizar combustível e evitar acidentes, pois é muito difícil dirigir um ônibus grande no centro de Cascavel, as quais foram defendidas e aprovadas por unanimidade.

Seguindo ainda a Palavra Livre, o Vereador Fidelcino F. dos Santos comentou sobre a Secretária de Educação, que segundo ele acompanhou o ônibus escolar que leva as crianças a Comunidade Linha Cristópolis e Campo Sales, e a mesma contatou que é necessário o acompanhamento de um tutor nos mesmos, para atender as crianças e evitar acidentes, e que será disponibilizado para os ônibus, e então falou sobre ônibus que quebrou no centro de Cascavel, falando que a manutenção preventiva é realizada, mas o ônibus é velho, e é normal acontecer tal coisa, e que era ele o motorista do mesmo, então comentou sobre verba conseguida no valor de quatrocentos mil reias,  a mesma já estaria em caixa. Finalizando a Palavra Livre o Vereador Altevir Lorençatto fez indicação verbal onde pede ao Executivo que implemente redutor de velocidade na Rua Pernambuco, nas proximidades da casa nº 585, pois varias crianças brincam no local, e os motoristas não respeitam os limites de velocidade, evitando assim um possível acidente, a qual foi discutida e aprova por unanimidade, então comentou sobre o dia vinte e um de Março, Dia Mundial da Síndrome de Down, e que é um dia de conscientização e por fim parabenizou o Vereador Fidelcino F. dos Santos, pelos recursos conseguidos para a aquisição de um ônibus, no valor de quatrocentos mil reais.

Continuando, passaram então a Ordem do Dia com os Projetos de Lei nºs 003, 004 e 005/2022 do Executivo que tratam de leis orçamentárias PPA, LDO e LOA, referentes ao repasse do FUNDEB a APAE, os quais foram lidos, discutidos e aprovados por unanimidade em segunda votação, Indicações nºs 046 e 047/2022 de Autoria do Vereador Fidelcino F. dos Santos, as quais foram defendidas, discutidas e aprovadas por unanimidade, Indicações nºs 053 e 054/2022 de Autoria do Vereador Altevir Lorençatto, as quais foram defendidas, discutidas e aprovadas por unanimidade, Indicação nº 055/2022 de Autoria do Vereador Adão A. Bandeira, a qual foi defendida, discutida e aprovada por unanimidade, Indicação nº 056/2022 de Autoria do Vereador Paulo P. Passos, a qual foi defendida, discutida e aprovada por unanimidade, e finalizando a Ordem do dia com as Indicações nºs 057, 058, 059, 060 e 061/2022 de Autoria do Vereador Jeferson Ferreira, as quais foram defendidas, discutidas e aprovadas por unanimidade.

Em seguida após término da sessão ordinária o Presidente da Casa de Leis Vereador Dionathan J. Santos iniciou a sessão extraordinária para tratar dos projetos em tramite. Votaram então os Projetos de Lei nºs 003, 004 e 005/2022 do Executivo que tratam de leis orçamentárias PPA, LDO e LOA, referentes ao repasse do FUNDEB a APAE, os quais foram lidos, discutidos e aprovados por unanimidade em terceira votação. Sem mais assuntos o Presidente encerra a sessão convocando a próxima sessão ordinária dia 28 as 19 horas.

Após findar Sessões representantes da Diretoria da APAE e os Vereadores registraram a parceria em benefício da instituição que resulta em um grande avanço para as Crianças, com aprovação dos Projetos de Lei nºs 003, 004 e 005/2022 do Executivo que tratam de leis orçamentárias PPA, LDO e LOA, referentes ao repasse do FUNDEB a APAE.

WhatsApp Image 2022-03-23 at 09.59.42