Sessão ordinária dia 16 de março

Na última segunda, dia 16, aconteceu na Câmara Municipal de Ibema a Sessão Ordinária semanal desta Casa de Leis, com a presença do Presidente do Legislativo Paulo Passos e os demais vereadores.

No pequeno expediente o Assessor fez leitura da pauta do dia, contendo Projeto de Lei nº 004/2020 de autoria da mesa diretiva da Câmara em que trata da implantação da Ouvidoria, um canal que liga o munícipe diretamente a um funcionário que será responsável por sanar possíveis dúvidas e receber críticas etc, através da Ouvidoria.

Ainda indicações dos vereadores João Paulo Napoli e Junior Padilha.

Na palavra livre os vereadores cumprimentaram-se entre eles e os demais presentes, e por sua vez o  vereador Joel Andrade fez indicação verbal, em que “indica aos demais vereadores que estiverem descontentes com o subsídio recebido para que façam doção a uma entidade filantrópica da diferença, para que no final do mês receba o salário mínimo, por meio de declaração, embasado no Artigo 538 do Código Civil, autorizando a doação em folha de pagamento”, indicação discutida e aprovada pelos nobres edis.

Já na ordem do dia, vereadores votaram e aprovaram o Projeto de Lei nº 004/2020 em primeira votação.

Indicação 015/2020 de autoria dos vereadores Junior Padilha e João Paulo Napoli ao Legislativo para elaborar projeto de lei para alterar o subsídio dos vereadores da próxima gestão, na intenção de baixar para um salário mínimo. A indicação foi defendida pelos autores, onde Junior Padilha justifica por que da indicação, disse “Essa indicação vem de longa data, fiz uma enquete sugerindo para diminuir o salário dos vereadores para próxima legislatura, não é uma proposta populista de campanha em ano eleitoral, haja visto que existe regimento interno e a advogada pode estar falando, onde tivemos 221 votos e destes 97% favoráveis, e destes 3% contrário inclusive o Presidente da Câmara votou contra, mas enfim estou aqui hoje por que a população me colocou aqui e mediante essas conversas solicitamos ao Presidente da Câmara que coloque esse projeto em votação, haja visto que se não for colocado até final do mês segundo a assessora não terá mais validade, e também acho estranho é todos os outros anos foram colocados e só este ano não seja colocado. Então fazemos essa indicação solicitando ao presidente para que possa estar colocando esse projeto em votação”, em seguida na discussão da indicação o vereador Antoninho de Lara se posicionou contrário, dizendo “eu sou contra, por que o vereador merece o que ele ganha, conforme trabalho dele merece o que vai ganhar, e eu vejo estou no terceiro mandato como vereador, sempre me dediquei no meu trabalho junto aos prefeitos das gestões, para acontecer um bom trabalho se os prefeitos não fizeram minha parte eu fiz, por esse motivo sou contra e acho que o cidadão precisa ser valorizado quando ele senta aqui na cadeira para ser vereador tem uma responsabilidade muito grande para votar favorável ou contra, então por esse motivo eu sou contra essa indicação e sou favorável que mantenha como está ao menos ou aumente, não tem problema nenhum. Eu não conheço nenhuma empresa na nossa região que paga menos de um salário mínimo para o servidor”, então o vereador Joel Andrade pegou a palavra dizendo “também sou contra a indicação dos nobres e faço as palavras do vereador Antoninho Saruva as minhas”.  Na votação os vereadores, José Ribeiro Bonfim, Antoninho de Lara, Joel Andrade, Antonio de Souza, Saulo Filippini e Valdinei Pain foram contrários e os autores Junior Padilha e João Paulo favoráveis.

Seguindo a pauta da ordem do dia indicação nº 016/2020 de autoria do vereador João Paulo, pede redutor de velocidade na rua Cianorte e rua Rio Grande do Sul. Indicação nº 017/2020 também do João Paulo, indica manutenção em boca de lobo na rua Cianorte, ainda Indicação de nº 018/2020 pede ofício para COPEL que faça substituição de poste na Rua Rio Grande do Sul.

Nas considerações finais, o vereador João Paulo explanou que entrou com projeto para que a Sanepar faça instalação de aparelho que reduz o ar dos canos de abastecimento nas residências. “Evitar que o consumidor não pague por algo que não consumiu”.

O Presidente do Legislativo Paulo Passos, então passa a presidência ao Vice Joel Andrade, para fazer uso da palavra. Então disse “Então, senhores vereadores, população que está nos assistindo, sobre a indicação 015 dos nobres vereadores, mesmo considerando esta indicação, é, temos um conteúdo que causa estranheza conforme veremos, primeiro por que os vereadores em cumprimento do seu próprio mandato não efetivaram nenhum ato renunciando a sua remuneração certos de que poderiam e ainda podem encaminhar autorização conforme vereador fez indicação para assessor Matheus para que o próximo salário já recebam um salário mínimo, eles autorizando pode ser feito,  parcial ou totalmente transferível ou doado ao município ou a uma instituição filantrópica, como doação, é só preencher a guia já tem parecer jurídico para isso se quiserem fazer, a partir de amanhã. Segundo poderiam doar mensalmente seu salário para uma entidade assistencial, o que também não o fizeram, portanto a intenção de diminuir a remuneração dos vereadores da próxima legislatura que se quer sabemos quem vai ser elito ou reeleitos, sem ao menos praticar algum ato doando seu salário demonstra no mínimo contradição dos nobres, sendo isso que teria para falar nas considerações finais senhor presidente”, então o Vereador Joel devolveu a presidência para o vereador Paulo Passos, que encerrou a sessão.