Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ibema, dia 03 de abril

Estiveram reunidos na Casa de Leis de Ibema nesta segunda, Presidente desta Legislatura Dionathan Santos e os demais Vereadores para mais uma reunião Sessão Ordinária.

Após invocar proteção divina o Senhor Presidente Dionathan J. dos Santos solicitou leitura da ata da sessão anterior, a qual foi lida e aprovada. No Pequeno Expediente foram realizadas as leituras de ofícios de resposta a indicações enviados pelo Executivo, assim como súmula dos Projetos de Lei nºs 010, 011 e 012/2021 do Executivo que tratam de Leis Orçamentárias, PPA, LDO e LOA, Projeto de Lei nº 009/2021 do Executivo que trata da LDO de 2022, Projeto de Lei nº 002/2021 do Legislativo que trata dos valores e critérios para concessão de diárias nas viagens a serviço do Poder Legislativo, além de Indicações elaboradas pelos Vereadores.

E então passou a palavra livre, na qual os vereadores cumprimentaram-se entre si e os demais presentes, ainda na palavra livre o Vereador Dilso R. Padilha comentou sobra a Pastoral da Saúde do município, que não esta em atividade, dizendo que os munícipes estão pedindo a ele a volta da mesma. Por sua vez o Vereador Jeferson Ferreira comentou sobre o Secretário de Saúde, que segundo ele, o mesmo teve um desentendimento com uma funcionaria, deu sua opinião sobre o assunto e sobre seu ponto de vista sobre o Secretário, sua família e seu trabalho. Indagou situação da “saúde” no município entre outras.

Finalizando a Palavra Livre o Vereador Paulo Passos, agradeceu ao Secretário de Viação e Obras pelas roçadas na quadra do Hospital e Cemitério Municipal, a qual o mesmo tinha solicitado por indicação, dizendo ainda que ficou muito bem feito.

Passado assim ao Grande Expediente, Ordem do dia, Projetos de Lei nºs 010, 011 e 012/2021 do Executivo que tratam de Leis Orçamentárias, PPA, LDO e LOA, as quais foram lidas, discutidas e aprovadas em primeira votação por unanimidade, durante a discussão do projeto 012 o Vereador Jeferson Ferreira comentou que gostaria de ter participado da reunião sobre os projetos que aconteceu na tarde desta segunda com presença do Contador da Prefeitura Rodrigo Scatolin, Secretários das Pastas envolvidas no assunto e também alguns vereadores onde Secretários e Contador deram explicações sobre os Projetos como também sanaram dúvidas dos presentes, mas não pode por motivos pessoais, pediu que quando o Executivo mandar esses projetos que avise com antecedência pois muitos vereadores tem seus afazeres e se avisado em cima da hora não podem participar. Durante a votação, o Vereador Jeferson Ferreira defendeu seu voto dizendo que votaria favorável com resalva, devido a verba que o Executivo terá que gastar, dizendo que gostaria de saber de onde a verba será empregada, já que não pode participar da explicação do mesmo na tarde anterior a esta votação. Por sua vez o Vereador Paulo Passos comentou que o voto tem que ser favorável ou contra, não pode ter meio termo, sugeriu também a abstenção do voto. O vereador Jeferson então pergunta ao Presidente da Casa, Dionathan Santos quem está presidindo a sessão, se ele ou o vereador Paulo.

Seguindo o trâmite da pauta em questão, Projeto de Lei nº 002/2021 do Legislativo que trata sobre a concessão e valores das diárias, o qual foi lido, discutido e aprovado em primeira votação por cinco votos favoráveis dos Vereadores Fidelcino F. dos Santos, José R. Bonfim, Junior C. Padilha, Adão A. Bandeira, Dilso Padilha e três contra dos Vereadores Altevir Lorençatto, Jeferson Ferreira e Paulo P. Passos. Durante a discussão o Vereador Jeferson Ferreira justificou seu voto, falando sobre “um Vereador” que na gestão passada queria reduzir o subsidio dos vereadores para um salário mínimo, dizendo que tem matéria em CGN, vídeos mencionando o ex-presidente da casa, fazendo enquete no facebook, que deu noventa e sete por cento, “então fica difícil acompanhar uma votação dessa, por que a gente não sabe se ele fez live também para aumentar o salário dele, se ele fez, e puder nos passar a porcentagem que deu, é fácil fazer indicação pra reduzir, agora pra aumentar difícil” então comentou sobre as despesas decorrentes dos cursos e viagens.

Ainda na Ordem do dia , Indicações nºs 076, 077, 078/2021 do Vereador Jeferson Ferreira, as quais foram defendidas, discutidas e aprovadas por unanimidade, durante a discussão as referidas indicações foram parabenizadas. Por fim, Requerimento nº 014/2021 de autoria do Vereador Jeferson Ferreira, a qual foi defendida, discutida e aprovada por unanimidade.

Nas considerações finais o Presidente Dionathan dos Santos passa palavra aos inscritos, por ordem, iniciou pelo Vereador Jeferson Ferreira, “Hoje venho aqui, falar sobre a situação que ficou complicada a semana passada, entre eu e o nobre Vereador Altevir, seguinte, eu não estou aqui para tomar partido nem um, não estou aqui para defender ninguém, eu estou aqui pelo povo, foi a população que me colocou aqui dentro, então o seguinte Senhor Presidente, o que o povo me cobrar, eu venho aqui cobrar, vou cobrar também, entendeu, por que eu não estou para representar Secretários, não estou para representar Prefeita, estou aqui para representar o povo de Ibema, aqui eu nasci, aqui eu me criei, e com certeza vou passar a eternidade, então esta aqui é minha cidade e enquanto eu tiver um fôlego de vida, eu vou estar olhando por ela, então é o seguinte, ele comentou que não era ele quem estava em cima do trator lá, não tem problema, assunto encerrado, não é não é, paramos por aqui, outra coisa que o Vereador falou que eu sou um homem de bastante coragem, não tenho medo, tenho medo sim Senhor Vereador, tenho medo de perder minha família, como já perdi meu pai meu irmão, não sei se o senhor já perdeu alguém, então isso me causa medo. Medo eu tenho do nosso povo, ser esquecido, que nem esta sendo hoje, isso eu tenho medo. Medo eu tenho de acreditar em companheiro, em amigo e ser traído, agora outra coisa, você pode ter certeza, eu não tenho medo, por se tem uma coisa que nós não temos é medo, e coragem não se compra no Paraguai, tem que trazer de berço, então eu quero falar o seguinte, que qualquer coisa vamos conversar, o Senhor sabe, a gente conversa no particular, e pra mim aquele assunto esta encerrado”.

Continuando as Considerações Finais, por sua vez o Vereador Altevir Lorençatto comentou, “A questão do assunto encerrado, por mim tanto faz, o senhor quem sabe, o Senhor também falou que nasceu e se criou aqui, eu não nasci nem me criei aqui, mas essa cidade eu escolhi para morar, onde eu casei, onde tenho filhos, e onde escolhi para ficar o resto da minha vida, não vejo problema algum em morar a vida inteira ou morar de ontem pra cá, todos tem direito a ir e vir, onde bem entender. A questão do medo, isso vai de cada um, mas aqui fica meu repudio ao Senhor Vereaor, da parte onde o Senhor vem para esta Casa representando o Caos e como representante da Discórdia, o Senhor muitas vezes quer tumultuar os assuntos, mas é direito seu, as consequências cada um tem da sua maneira, como acha melhor levar. Então gostaria de pedir desculpas aos nobre colegas, que é um fato novo nesta gestão, haverá mais discussões, um pouco mais acaloradas, mas isso faz parte, acredito que todos aqui querem o bem do município, todos tem o dever de fiscalizar, de cobrar, de exigir, então fica aqui meu pedido de desculpa para a população, não gostaria de estar falando isso, mas diante desta situação não devo ficar calado. Muito obrigado”.

Finalizando as Considerações finais, o Vereador Junior C. Padilha comentou, “Já que o Vereador Jeferson não citou meu nome na questão das diárias, acho que o Vereador esta equivocado no que fala, a respeito do ano passado, eu fiz sim a indicação com o Vereador João Paulo Napoli uma sugestão para que se ponhasse em votação a diminuição do salário dos vereadores, mas em primeiro do quatro de dois mil e dezenove, foi passado nesta Casa de Leis, projeto para diminuição das diárias, eu o Vereador Pain, o Vereador Saruva fomos contra a diminuição, para manter o que era, então eu não uso, esta Casa de Leis, para fazer promoção política, aparecer, eu votei em dois mil e dezenove, tenho minha opinião formada, e estou votando de novo em dois mil e vinte e um, para manter o valor que foi votado, lá em dois mil em dezesseis, que eu achei injusto ser diminuído, haja visto que essas diárias são usadas para fazer curso, para ter mais aprendizado, e chegar nesta Casa de Leis, e entender o que esta sendo votado, e não ficar de mimimi em projetos, muitas vezes prejudicando o município nesta questão, então Vereador Jeferson, eu fui contra a questão para diminuir as diárias, até falei que faria indicação para diminuição de salário, e fiz, cumpri minha palavra, mas não passou, outra coisa Vereador o Senhor falou que vai votar contra por que eu votei a favor naquela época, eu tenho minha opinião Senhor Vereador, acho que o Senhor tem que ter a sua e não se tomar pela opinião dos outros para votar nesta Casa de Leis”.

Sem mais assuntos, o Senhor Presidente Dionathan encerra está Sessão Ordinaria, convocando para segunda-feira, dia 10 de abril a próxima reunião, ás 19 horas.

Lembrando que as transmissões ao vivo das Sessões desta Casa de Leis estão sendo feitas aqui pela página inicial deste site oficial da Câmara Municipal de Ibema.

Pular para o conteúdo