Reunião para Sessão Ordinária dia 17 de outubro

Na última segunda- feira, dia 17, estiveram presentes os senhores vereadores nesta Casa de Leis para reunião de Sessão Ordinária da semana. Após invocar proteção divina o Senhor Presidente Dionathan J. dos Santos, solicitou a leitura da ata da sessão anterior, a qual foi lida e aprovada.

Seguiram então ao Pequeno Expediente, no qual foi realizada a leitura de ofícios recebidos do Executivo, Súmula do Projeto de Lei nº 041/2022 que trata da declaração do loteamento Ibema II como área de interesse social, Mensagem e Súmula do Projeto de Lei nº 042/2022 que trata da desafetação de imóvel de uso comum para categoria de imóvel dominial, Mensagem e Súmula do Projeto de Lei Complementar nº 004/2022 que trata de alteração em anexos da Lei Complementar nº 031/2021, além de requerimentos elaborados por Vereador.

Então passou a Palavra Livre, na qual os vereadores cumprimentaram-se entre si e os demais presentes. De início o Vereador Paulo P. Passos fez agradecimento a Pastoral da Criança, pela bonita festa que realizou para as mesmas, parabenizando os organizadores. O Vereador Jeferson Ferreira começou suas falas citando visita ao interior do município, e suas estradas que estão em péssimas condições, pedindo providencias ao Executivo, para que faça manutenção com urgência. Comentou na sequencia sobre ônibus que leva os pacientes a Cascavel, que o Vereador Fidelcino Santos afirmou que as manutenções são feitas em dia, porém o ônibus estragou pela terceira vez, e está estragando toda semana, e está na hora de cobrar o Executivo. Falou então sobre os documentos do novo ônibus da saúde, segundo ele já foram quase quatro meses da chegada do mesmo, e até agora nada do mesmo rodar, comentando que na gestão passada, foram aproximadamente vinte dias, para a regularizar dois ônibus, comentando se está faltando alguém do Detran que entenda ou não estão encontrando uma seguradora que possa fazer o serviço, para que a população pare de sofrer, dizendo ainda que este ônibus já foi usado em campanha para Deputado, e agora estão usando para fazer campanha para presidente, questionando se o mesmo será usado para campanha daqui dois anos para prefeito, e o ônibus não é do Secretário de Saúde, Deputado, Vereador ou Prefeito, mas sim do povo, e já esta na hora de pôr este ônibus rodar. Então comentou sobre a administração, que a mesma não está preocupada com a população, com a saúde, transporte escolar, ou com as crianças, a prefeita esta mais preocupada com o legado do ex-marido, do que cuidar da população, ela esta preocupada com os dotes, por que é impossível dois anos se passando e todas as secretarias dão a mesma resposta, não tem, não dá, não posso, fica a minha cobrança, e não adianta falar de vereador pro povo, não adianta ligar, por que eu não tenho medo de prefeita, não tenho medo de secretario, de ninguém, estou aqui pra defender a população e vamos fazer, independente de que seja, não ganhamos para ficar puxando o saco de prefeita e secretário. E Finalizou suas falas sobre os roubos do município, citando que entraram nas dependências da Câmara, e só faltava isso acontecer na cidade, por que o resto, comercio e casas em geral já estão assaltando.

Então o presidente corrigiu o Vereador Jeferson Ferreira, dizendo que o Prédio da Câmara não foi invadido, mas sim ouve um furto na parte de fora, onde está sendo realizada a obra, comentando que a Câmara não teve prejuízo, mas sim o proprietário da construtora.

Continuando a Palavra Livre o Vereador Dilso R. Padilha parabenizou a Pastoral da Criança pela organização de festa, falando do ótimo trabalho realizado. E Finalizou suas falas comentando sobre o ônibus da saúde, dizendo que é profissional da áreade mecânica, e entende que se não tiver algum sinal de alerta no painel, não tem como prever se vai quebrar, a manutenção preventiva tem que existir, e que em alguns veículos do município faltam esta manutenção, no olhar já da pra perceber, mas quando é problema no motor ou diferencial não tem como saber, dizendo ainda que esta manutenção preventiva em alguns casos esta precária, e que acredita que em menos de dois meses o novo ônibus vai estar pronto pra rodar, sanando o problema.

Por sua vez o Vereador Fidelcino F. dos Santos respondeu ao Vereador Jeferson Ferreira em relação a demora do novo ônibus, que esta ciente da demora, que procura o Executivo, mas o mesmo fala que são os documentos, dizendo que não está aqui pra defender secretario, mas sim pra fazer seu trabalho, se o outro ônibus deu problema varias vezes, é por que o mesmo é velho, deteriorado pelo tempo, dizendo que estava ciente que o mesmo precisava ser recuperado, ou substituído, e que seu trabalho não é criticar, mas sim correr atras de verba, como fez até agora, e o mesmo foi usado para companha de Deputado, por que eu consegui a verba, questionando o que o Vereador Jeferson Ferreira trouxe de verbas para o município, para vim criticar, pedindo para o Vereador para de atacar os colegas, os secretários, a prefeita, pedindo ainda para que use a inteligência que aparenta ter, para o bem da população, por que falar até papagaio fala, quero ver cumprir com a palavra, e correr atras de verba e mostrar para a população, fica chato ter que vim aqui discutir por isso, não sei oque o vereador tem contra pra vir me atacar, é uma vergonha fazer isso em sessão, me sinto mal, de estar falando isso, falta de vergonha ficar fazendo isso, em vez de ir trabalhar em busca de recursos.

E Finalizando a Palavra Livre o Vereador Altevir Lorençatto comentou sobre os casos de roubos nos últimos meses, citando alguns casos conhecidos, dizendo que a população esta cobrando, e assim os vereadores vem cobrando o Executivo, dizendo que estamos à mercê da violência, pedindo providencias ao Executivo. Comentou então sobre as estradas do município, principalmente as rurais, dizendo que esta triste a situação, é difícil escoar a produção, e também vir para a cidade, que estão ciente das dificultadas em relação ao cascalho, sobre a denúncia, e a burocracia para resolver o problema, pedindo que o Executivo marque reunião com Secretários, Promotoria, e IATE, para resolver o problema o mais rápido possível, e finalizou suas falas comentando sobre o novo ônibus da saúde, parabenizando o Vereador Fidelcino F. dos Santos, e citando que o ônibus é de ótima qualidade.

Passaram então a Ordem do Dia com o Projeto de Lei nº 041/2022 do Executivo que trata da declaração do loteamento Ibema II como área de interesse social, o qual foi lido, discutido e aprovado em segunda votação por unanimidade, Projeto de Lei nº 042/2022 do Executivo que trata da desafetação de imóvel de uso comum para categoria de imóvel dominial, o qual foi lido, discutido e aprovado em primeira votação por unanimidade, Projeto de Lei Complementar nº 004/2022 do Executivo que trata de alteração em anexos da Lei Complementar nº 031/2021, o qual foi lido, discutido e aprovado em primeira votação por unanimidade.

Finalizando a Ordem do dia com os Requerimentos nºs 034, 035 e 036/2022 de autoria do Vereador Jeferson Ferreira, os quais foram defendidos, discutidos e aprovados por unanimidade. Seguindo para as considerações finais, o Vereador Jeferson Ferreira comentou sobre verbas que protocolou de Deputado no dia dezesseis de junho de dois mil e vinte e um, para compra de implementos agrícolas para a Linha Cristopólis, e que não tem culpa se o Executivo ou Secretário não querem a verba, e se o Secretário de Planejamento e a Prefeita não aceitaram, não sua culpa, dizendo que os Vereadores dependem da prefeita, para que a verba seja utilizada, e tal oficio foi respondido ao Deputado somente em Janeiro de dois mil e dois. Na sequencia o Vereador Fidelcino F. dos Santos comentou sobre conquistas, como o novo ônibus e o kit lanche para os pacientes que vão a Cascavel. Dizendo que esta trabalhando em prol da população, e mais verbas virão, tendo em vista que seu deputado teve uma votação expressiva no município. Sem mais assuntos o Presidente encerrou a sessão convocando a próxima na segunda da semana seguinte as 19 horas.

Pular para o conteúdo